Onde morar? Que critérios usar na escolha?

Já comecei a saga das pesquisas para decidir em qual cidade morar. Trabalho minucioso, às vezes chato e acho que uma das coisas mais difíceis a serem feitas para os candidatos a imigrantes. Temos que considerar um milhão de coisas diferentes, fazer muita pesquisa, interpretar os dados de acordo com a realidade de cada um e tentar tomar a melhor decisão.  

Sempre li em diversos blogs sobre as tais pesquisas, mas poucas vezes li sobre o que foi considerado na escolha. Então, coloquei minha caixola para funcionar e criei meus próprios critérios de avaliação – é lógico que baseando-me nas minhas necessidades e do Dinho.  

Decidi colocar aqui os itens que estou avaliando em cada cidade. Talvez ajude alguém.    

  • Populaçãoestamos considerando este item porque queremos, idealmente, cidades menores, com no máximo 1 milhão de habitantes. Vamos ver se vai dar.);
  • Temperaturas médias;
  • Infra-estrutura de suporte ao imigrante;
  • Moradia – melhores bairros, preços de locação de imóveis e facilidades;
  • Estatísticas – violência, etc.;
  • Transporte público
  • Oportunidades de empregos e médias salariais;
  • Preços de carros e seguros;
  • Infra-estrutura de educação – colleges, universidades com os cursos que queremos fazer, child care e escolas públicas infantis; 
  • Vida cultural e lazer – shows, teatro, cinemas, barzinhos, etc.;
  • Custo de vida – gastos iniciais na chegada e mensais;
  • Academias e prática de esportes;
  • Pontos positivos e negativos;
  • Alíquota de impostos;
  • Fatos interessantes sobre a cidade; 
  • Depoimentos. 

Alguém está considerando alguma outra coisa? Caso tenham sugestões, por favor deixem nos comentários e abram a minha mente. :o)  

No próximo post vou falar sobre quais cidades estamos considerando nas pesquisas. E assim que minhas pesquisas ficarem prontas, coloco aqui no blog. 

See you!

Categorias: Cidades, Pesquisas, Planejamento | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Onde morar? Que critérios usar na escolha?

  1. Van,

    Quando voce fala em cidade com menos de 1 milhao de habitantes automaticamente ja estara retirando da lista duas ou tres cidades importantes em sua pesquisa (uma delas, Toronto). Normalmente, cidades menores nao oferecem um bom salario pois o custo de vida na mesma tambem sera menor. Em termos de estatistica, todas sao bem parecidas pois a criminalidade eh bem pequena tambem.

    Acrescentaria a lista saude, alem de fuso-horario com relacao ao Brasil e distancia, pois sendo assim ficara mais longe o deslocamento ao aeroporto, quando precisarem se deslocar para o Brasil a passeio.

    beijo

  2. Van, ótima pesquisa…compartilhe com a gente os resultados e quem sabe nos dará uma luz!
    Vou esperar seu email.
    E torça por mim no IELTS.
    Bjs

  3. Van,

    Concordo totalmente com o Gean. Mesmo sendo defensora de Ottawa e esta ser considerada um cidade pequena, nao acredito que voce deva excluir grandes centros, principalmente Toronto, pense bem, a oferta de emprego eh grande, os salarios sao otimos, custo de vida eh um pouco mais alto que Ottawa, mas te garanto que la da pra viver muito bem sem precisar passar sufoco, o fuso horario varia de 2 a 3 h em relacao a Brasilia e o que pra mim eh muito importante, eh a porta de entrada para quem vem direto do Brasil, assim ja gasta menos $$$ e sua viagem Brasil-Canada vai levao em media 10 horas.

    Acho que como o Gean falou voce deve incluir esses itens, sao muito importantes. Eu excluiria temperaturas medias, coloque na sua cabeca que vc esta indo morar num freezer, que se vc nao quiser passar frio vai ter que morar em Vancouver e viver com a chuva…

    Bjs

  4. Olá Van,

    eu fico super na dúvida também e pensei em varias coisas que achava importantes em uma cidade. O Sergio (muito mais prático que eu) acabou me convencendo que no princípio devemos pensar em ir pra Toronto. De nada adianta ter várias coisas boas nas outras cidades se não tivermos emprego e na área dele (engenharia química) parece que Toronto é o melhor.
    Por outro lado estamos abertos a ir onde as ofertas de trabalho estiverem e se surgir alguma oportunidade boa em outro lugar vamos encarar. Pelo menos no princípio eu acho que não vai dar pra escolher muito.
    Eu também prefiro cidades menores mas Toronto acaba sendo uma opção muito boa também pela distância do Brasil. Vai ser meio complicado fazer conexões e viagens muito longas com três crianças a tira colo.
    De qualquer forma eu estou sempre tentando ler o máximo possível a respeito de todas as opções porque a gente nunca sabe com 100% de certeza o que vai acontecer até o momento de ir. Prefiro não ter grandes surpresas.

    Pra te ajudar nas suas pesquisas eu acho este site (http://www.canadaimmigrants.com/costofliving.asp) interessante. Não sei se vc já conhece. Ele dá uma idéia das necessidades básicas para aquele período em que ficaremos desempregados por lá.

    Um abraço,

    Marilena

  5. Nós nos decidimos por Toronto exatamente por ter muitos imigrantes (acreditamos que assim a adaptação pode ser mais fácil) e por ter muitas oportunidades de emprego, em todas as áreas. Meu marido conheceu e adorou Toronto. Eu não tenho problema com grandes cidades, só não gosto do trânsito, mas não vamos ter carro mesmo. rs Também acho que não devemos fechar porta nenhuma. Uma vez no Canadá, vamos aplicar para vagas em outras cidades também. Afinal, seremos só nós três e algumas malas.

    Carol

  6. Escolhida a cidade chega a hora de escolher o bairro! Passarei por esse dilema em breve.
    Já vi muita coisa pela internet mas é muito difícil optar por algo que não se conhece.
    Boa sorte na sua busca!
    Bjs

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

