Ranking Interessante – As 5 melhores cidades para famílias no Canadá

Vasculhando na internet em busca de informações sobre as cidades canadenses, encontrei este ranking, que achei bem interessante, principalmente para quem vai emigrar com filhos ou quem pretende ter filhos por lá. 

Encontrei este ranking no site da Today’s Parent, que me parece uma revista como a Pais & Filhos aqui no Brasil. O estudo é antigo, de 2001 e foi conduzido por eles mesmos, utilizando 12 cidades do Canadá e seguindo uma metodologia coerente. Apesar da data, acredito que não deve ter muitas mudanças para o cenário atual. O ranking ficou assim: 

Top 5

  1. Québec City
  2. Ottawa-Hull
  3. Halifax
  4. Winnipeg 
  5. Calgary 

As medianas

  1. St. John’s
  2. Saskatoon
  3. Edmonton
  4. Victoria  

As lanterninhas

  1. Toronto
  2. Vancouver
  3. Montreal 

.Os critérios considerados na pesquisa foram os seguintes: 

Meio-ambiente – considera ecologia, parques, atrações municipais, qualidade do ar, número de atrações e taxas de hospitalização infantil por problemas respiratórios.

  

Comunidade – o espírito comunitário foi mensurado a partir dos gastos com materiais de bibliotecas e circulação de material por sócio, doações para caridade, nível de participação em atividades de conscientização municipal e intensos compromissos voluntários.

  

Economia –  esse quesito não foi medido pela riqueza das pessoas e seus carros luxuosos, o que explica a má colocação de Toronto no ranking.  Foram examinados indicatores econômicos familiares: utilização de bancos de alimentos, nível de pobreza em crianças com menos de 5 anos, nível de pobreza geral, custos de abrigos comparados com renda e percentagem de famílias com necessidades básicas em casa.

  

Criminalidade –  aqui foram ignorados homicídios e o foco ficou em crimes que afetam as famílias: assaltos, crimes contra propriedades, trangressões por conta de drogas e número de jovens envolvidos em crimes violentos.

  

Saúde – foi considerado o tempo de espera para tratamentos especializados e taxas de hospitalização para menores de 19 anos. Para medir a segurança em playgrounds e rodovias, foram computadas as fraturas em crianças com menos de 14 anos e acidentes de bicicletas com crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. As taxas de mortalidade infantil também foram incluídas.

  

Educação – gastos por pessoa na área de educação, proporção de professores e alunos, percentagem de utilização de Internet nas escolas primárias, percentagem de finalização de segundo grau e de nível superior.

.

Child Care – gastos por criança, percentagem dos rendimentos com creches derivados de subsídios e percentagem de pessoal com pelo menos 2 anos de treinamento especializado.  

Achei um estudo bem interessante. É uma pena que não haja dados atualizados, mas com certeza já é algo que vai entrar na minha tabela de pesos e medidas para ajudar na escolha da cidade para morar.  Abaixo estão os links para a matéria completa com o descritivo dos resultados de cada cidade e a explicação de toda a metodologia. Para quem se interessar também, a revista Child fez um estudo semelhante nos Estados Unidos..

Ranking     Metodolodia     Pesquisa americana

Opiniões são muito bem vindas.

Categorias: Canadá, Cidades, Crianças, Família, Pesquisas, Ranking | 18 Comentários

Navegação de Posts

18 opiniões sobre “Ranking Interessante – As 5 melhores cidades para famílias no Canadá

  1. Oi Van,
    na minha opiniao, eu acho que essa pesquisa nao contou o fato de que as grandes ofertas de emprego (principalmente para os recem imigrantes) se encontram em cidades como Toronto, Montreal e Vancouver…

    Bjs,
    Ana

  2. Van, bom saber que Ottawa está entre as cidades do topo da lista…
    Mas pode ser que ainda fiquemos na Grand Toronto Area. Valeu pela post!
    BJs

  3. Eita, muito legal a pesquisa..
    Qdo li suspeitei logo que Vancouver fosse ficar na lanterninha.. hehehe

    Pena que a pesquisa não foi feita com todas as cidades de lá neh, mas ai eu tb tô querendo demais, ia ficar impraticável pros pesquisadores..
    =D

    bjus

  4. Ola Van,

    Ja adicionei o seu blog la no meu, viu?!

    Olha eu conheco algumas das cidades citadas, e eu dar a minha opiniao, ok?

    Vancouver: Eu amei Vancouver… Eh uma cidade linda!!!! Com um clima agradavel no inverno se comparado com o resto do pais, onde mais voce poderia nadar no mar em pleno dezembro? Tambem eh uma cidade bem pacata, mesmo sendo bem grande eh muito segura, acredito para criar filhos seja uma otima opcao. Os pontos fracos pra mim: Chuva 300 dias por ano, odeio chuva prefico encarar -30 graus e 40 cm de neve do que 0 graus e 20 dias de chuva sem parar; A cidade eh bem cara, o custo de vida la eh bem alto, imoveis sao muito caros , por exemplo.

    Calgary: Ta totalmente riscada da minha lista…. Sim, emprego nao falta la. Mas nao eh uma cidade tao bonita, o inverno eh bem rigoroso e o sistema de limpeza de neve eh um dos piores que ja vi (ate em Vancouver eh melhor, hehehehe), eles simplesmente nao limpam a cidade com a explicacao de que vao gastar muito com isso, conclusao: acidente; Eh uma cidade muito cara, o valor dos alugueis la eh inacreditavel, isso se voce conseguir algo, pois por causa do boom a quantidade de imoveis para alugar eh muito menor do que a quantidade de gente la, a nao ser que voce tenha grana pra bancar um aluguel suuuuper caro, ou seja, para um novo imigrante, chegando sem emprego e com $$ contado, ano sei se vale a pena. Alberta eh a provincia mais rica do Canada, la nao se paga imposto provincial, em compensacao o valor da mercadoria eh absurda, ex: um pote cafe por 7 dolares ou mais… Entao eu soh moraria la se a oferta de meprego fosse muito boa.

    Toronto: Tambem amo de paixao. Nao eh tao bonita e eh bem mais suja, mas a cidade tem seu charme, nao eh um exemplo de seguranca, mas la voce pode andar na rua da 11 da noite sem o medo de ser assaltada, sequestrada, etc… Emprego tambem nao eh um problema, com certeza na area de voces seria facil conseguir algo, mas como em qualquer outro lugar, tem que correr atras. Custo de vida, nao eh tao alto quanto Vancouver ou Calgary, acho que fica na media de qualquer outra grande cidade, la voce tem mais opcoes, entende? Pra mim o unico ponto fraco de Toronto eh o fato de eu querer uma cidade mais tranquila pra criar meus filhos, eh la faca mais complicado, pois teria que ir morar fora do centro, o que de carro nao eh tao longe, mas na hora do rush eh insuportavel. Diria que hoje, sem filhos, moraria la sem problemas algum e muito feliz.

    Ottawa: Eh a paixao da minha vida, as vezes acho que nem devia dar minha opiniao sobre a cidade, mas dou assim mesmo, hehehehehe. Ottawa eh uma cidade grande com cara de cidade pequena, eh uma cidade extremamente limpa e pacata, ao ponto de voce poder andar na rua as 3 da manha sem medo. Ottawa eh o maior centro de tecnologia da america do norte (nao tenho certeza se ainda tem esse titulo, mas tem muita oferta de emprego na area), o que talvez fosse uma oportunidade para o Dinho, e a cidade com o menor custo de vida da america do norte. Faca ha 5 minutos de Quebec, 2 horas de Montreal e 5 horas de Toronto. Se voce prefirir morar fora do centro nao tera grandes problemas, pois a quantidade de carros nao eh tao grande, e menos que o transito esteja lento voce nao levara mais do que 30 ou 40 minutos ate em casa (usando o exemplo: Ottawa-Kanata ou Ottawa-Orleans). Tem uma dos melhores sistemas de transporte publico do pais, onde os onibus tem suas vias proprias, portanto mesmo que a highway esteja congestionada, voce estara numa pista separada para os onibus. O inverno eh muito rigoroso, eh uma cidade plana o que favorece a corrente de vento, nao temos a vantagem das cidades subterraneas entao o jeito eh encarar, mas da pra viver, hehehehehehe… Ottawa eh a cidade escolhida por nos, eh la que queremos comprar nossa casa e seguir a vida.

    Montreal: Eh um charme, mas muito busy. Morei la por 4 meses, ambem tem suas vantagens e desvantagens, no caso de voces acho que o frances seria o maior problema, pois la voce tem que falar o frances o ingles eh opcional mas nao menos importante. O trafego eh insuportavel, mas pra que usa o metro isso nao eh problema, voce vai para qualquer ponto da cidade, o sistema de transporte eh todo interligado, nao eh o mais limpo do muito mas eh muuuiiitooo eficiente. A cidade subterranea eh um grande ponto a favor, soh o fato de voce ter a opcao de ir na rua ou nao nao tem preco. Assim como Ottawa, voce pode morar fora do centro mas estar sempre perto. O custo de vida eh muito variavel, assim como Toronto, depende muito da localidade. Quanto a emprego, acho que eh como Toronto, Ottawa, Vancouver ou qualquer outra cidade, tem que correr atras.

    Uma dica que eu dou pra voces eh, mesmo que voces nao estejam indo para Quebec, tentem aprender um pouco de frances, nas provincias inglesas eles oferecem bonus para quem fala frances, vale a pena pensar, voces anda tem 2 anos pela frente e nao tem pressa de aprender o frances.

    Entao essa eh a minha opiniao, espero que ajudo um pouco, sei que eh dificil tomar essa decisao e que o que eh bom pra uns nem sempre eh bom pra outros, ne? Mas acho que o importante eh tentarmos nos ajudar.

    Boa sorte como bebe e com o processo…

    Abracos

  5. Oi Van!!!

    Muito obrigada pela visita no meu blOg e seja sempre bem vinda!!! O site de vocês é um charme. Todo organizadinho e cheio de posts e links interessantes. Eu vou linkar vcx no meu blOg tb!!!

    A LU é perfeita neH?! Descreveu todas as cidades perfeitamente!!!
    Minha opnião: passar 6 meses no friooo é uma coisa importante a se pensar. A neve é linda!!! Mas depois que vaii embora ninguém sente falta dela!!! =

    BjOs e BOa SOrte!!! 🙂

  6. Van, infelizmente as lanterninas são as que oferecem melhor mercado de trabalho… Nós moramos em Toronto e achamos a cidade excelente, a qualidade de vida é excepcional (comparada com SP), criminalidade extremamente baixa, boas oportunidades de emprego e a cidade é bem arborizada.. Não temos do que reclamar… Se resolverem vir para cá, nos avise!!! Será um prazer recebê-los 🙂

  7. Oi Van!

    Obrigada pela visita ao blog!

    Das cidades citadas conheço Ottawa, Calgary, Quebec City, e morei em Montreal e Toronto. Não me surpreende que cidades maiores tenham uma pontuação pior. Pois uma cidade grande sempre terá mais poluição, mais transito, mais criminalidade, etc. Mas não se assuste pois para nós, brasileiros, infelizmente acostumados a um grau tão alto dessas coisas, até Toronto parecerá calma, limpa, e sem poluição 😉

    Gostei das opiniões da Lu, só discordo quanto ao tema segurança em Toronto. Ela fala em vancouver como o exemplo da segurança e Toronto como não tão segura quando na verdade é o contrário. Segundo as estatísticas a criminalidade em Toronto é mais baixa do que em Vancouver… É claro que depende muito de onde vc estiver… Eu moro bem no centro da cidade e já peguei onibus e metro as 2 da manha sozinha no centro sem o menor problema. Posso dizer o mesmo de Montreal. Nunca me senti insegura no Canada.

    Ottawa é realmente super bonita. Apesar de amar Toronto e Montreal e adorar cidades grandes eu não seria aversa a viver em Ottawa ou Halifax.

    Clima – muito relativo. Para mim, que sigo a vida academica, o inverno vem bem a calhar pois coincide com o ano letivo quando não tenho tempo para nada. Se fizesse sempre bom tempo eu não poderia estudar o tanto que estudo 😉 E não ligue muito para esse lance de cidade subterranea – isso não passa de um shopping subterraneo. Parece que só nós, que vem de fora, fazemos um fuzuê sobre a tal cidade subterranea. Se vc parar um montrealense nativo e perguntar onde fica a cidade subterreanea ele vai te olhar com uma cara confusa e perguntar “the what??” Eu sei, pois passei por isso. Meus pais queriam de todo jeito visitar a tal “underground city” e eu perguntava para os meus amigos e eles me olhava super confusos – “será que eles estão se referindo àqueles tuneis cheios de lojas conectados a estação de metro McGill?”, me perguntavam… O mesmo acontece em Toronto. A não ser que vc more em um predio high rise conectado a uma estação do metro e trabalhe em um dos predios do centro financeiro que está conectado com o tal do PATH, vc nunca nem saberá que tem essa tal de cidade subterranea. A tal historia de que no inverno todos vão para a cidade subterranea é mito 😉 A vida continua normalmente no inverno… ninguem deixa de sair na rua…

  8. Olá Van

    Muito interessante a pesquisa.
    Eu vou para Toronto mas não sei se será para ficar, digo isto pois vivo numa cidade pequena e sem grande confusão e gostava de encontrar algo parecido no Canada para poder ter o meus filhos. Mas isso é algo que neste momento não me preocupa! Eu mesmo assim não sei, de certeza vou conheçer amigos em Toronto vou habituar me à cidade e talvez nunca mais de lá saia!!

    Beijinhosss

  9. Os comentários sempre ajudam…essa troca de informação é fantástica.

    ùltimamente tenho andado pensando muito em Ottawa…e Edmonton…sei lá. Ainda tem tempo.

  10. Pingback: Links. Ottawa x Edmonton. « Cravo e Canela no Canadá

  11. Van,

    Segue abaixo um link com excelentes estatisticas sobre as cidades do Canada, tem muita informação, vale a pena conferir.

    http://atlas.nrcan.gc.ca/site/english/maps/peopleandsociety/QOL/ove_qol_uc

    Abraços…

  12. Douglas Ramachotte

    Parabens Van, minha noiva e eu estamos começando a acertar as coisas para migrar para o Canadá, nós acabamos de entrar com o processo de imigração no consulado, acreditor que em meados de JUnho ou Julho deveremos embracar ( espero…). Nós pretendemos morar em Calgary e me senti muito bem de ter visto-a netre as cinco melhores. Minha noiva é fisioterapeuta e eu professor educação física e confesso que o que começou como uma brincaderia na casa de uma tia nossa está se tornando nosso plano de vida… Enfim que saber que nós não somos o único casal ansioso durante o processo… Parabéns e felicidadessss……

  13. Douglas Ramachotte

    PS: Esperamos embarcar em meados de junho ou julho do ano que vem….

  14. Rosalba Paulo

    Olá pessoal! Será q alguém pode me ajudar c algumas informações?
    Pra começar eu tenho 27 anos e meu esposo 28, vamos fazer 2 anos de casados e atualmente estamos pensando em morar no Canadá, em uma cidade calma, onde possamos ir à Igreja, ele possa exercer sua profissão q é Analista de Sistemas e eu mais p estudar! Alguém pode nos dar algumas dicas?
    Bjs…

  15. Leonardo Rodrigues

    Olá, Douglas.
    Fiquei bem animado com seu comentário, pois também sou formado em Educação Física e estou muito afim de ir para o Canadá. Daí, eu gostaria de saber o que vc pretende fazer, na sua profissão, lá no Canadá.

    um abraço

    Léo

  16. Gisela

    Oi Douglas!!!!
    Que incrivel , estava visitando este site para mandar a uns amigos que querem ir ao Canada, e encontrei voce aqui. Vi que voces estao planejando ir morar no Canada ,ja estou fora do pais ha anos . Nao da para acreditar, passa muito rapido. Desejo a voces muita sorte nesse recomeco e que as portas se abram a voces no lugar certo!!!!

    Abracos
    Gisela

  17. Thais

    Oi meu nome é Thais gostei muito do blog tenho 36 anos sou advogada meu marido tem 37 e é psicólogo com doutorado pela USP temos uma filhinha de 11 meses e queremos muito imigrar para o Canadá por onde começamos? será que conseguiríamos em prego? bjssss

  18. Carol

    Nossa ta muito show esse post, e os comentarios estaum incriveis… irei noivar e planejamos daqui a uns 3anos ir para o canada, ja estamos nos planejando e estudando qual seria o melhor lugar para morar, gastos e encontrar um emprego, …ele é analista de sistema acho q para a area dele sera mais facil, mas eu estou concluindo o curso de biomedicina… sera que a oferta de emprego q envolva essa area é boa?

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

