Mudando de Profissão

Pelo que leio nos diversos blogs de candidatos a imigrantes, a maior preocupação existente é emprego… e não podia ser diferente, pois é o ganha-pão de todos nós, pobres mortais. Atrelado a isso, vêm as dificuldades enfrentadas por quem já tem carreira estável aqui no Brasil ou profissões que exigem certificações como Médicos, Engenheiros, Dentistas, etc. O processo de validação dos diplomas muitas vezes é demorado, caro e exige-se que o profissional volte a estudar. É preciso estar preparado para isso também quando se toma a decisão de imigrar. 

No nosso caso, somente eu precisarei validar meu diploma se quiser trabalhar na área da minha graduação. Sou Tradutora e Intérprete mas nunca trabalhei no Brasil somente como tradutora. Sempre fui secretária bilíngüe, mas lá talvez seja interessante entrar na área. Afinal, com a comunidade brasileira de imigrantes crescendo pelo Canadá, isso pode se tornar um nicho para mim. Quem sabe… 

O Dinho não tem curso superior. Sempre trabalhou formalmente em áreas administrativas, assim como eu, faz freelas de web design, é músico, tem uma banda de pop rock que toca na noite e começou a fazer Design Publicitário no ano passado. Ele quer se dedicar à area de design quando chegar no Canadá e está motivado a voltar a estudar nas terras geladas. 

No meu caso, ainda não sei o que vou querer. Enxergo com otimismo a imigração e como uma oportunidade de mudar de profissão pois não gosto do que faço aqui. O problema é que não tenho idéia do que fazer quando estiver lá. Não digo para assim que chegar, mas depois que estiver mais estabilizada e puder voltar a estudar. Gosto de um milhão de coisas em diferentes áreas e acho isso pior do que não gostar de nada. Er!  

Pensando nisso hoje, ainda sem fazer lição de casa de analisar mercado da profissão, escolas, cursos, etc., eis o que eu gostaria de fazer:

  • Arquitetura – esse sempre foi meu sonho de criança e adolescente, mas por falta de grana na época da faculdade, acabei fazendo outra coisa;
  •  Design de Interiores;
  • Nutrição / Gastronomia – gosto muito da área de alimentos em geral, desde propriedades dos alimentos até forno e fogão. Só não sei ainda se gostaria de trabalhar com gastronomia ou se é apenas um hobby. Nutrição eu encararia;
  • Animação Gráfica;
  • Fotografia; 
  • Entertainment Business Management –  é um curso que tem no Canadá para quem quer se dedicar às carreiras relacionadas à produção artística, cultural, em TV, musical, cinema e carreiras relacionadas, todas de bastidores;
  • Events Planner / Wedding Planner – tenho especialização em Organização de Eventos aqui e já trabalhei como Wedding Planner, mas no Brasil essa ainda não é uma profissão muito valorizada. Ainda não sei se encararia essa carreira de novo. 

Enfim, estou num mato sem cachorro com opções em Exatas, Humanas e Biológicas, mas encaro essa escolha como um desafio que me anima… e muito!  

Categorias: Diploma, Estudos, Profissão, Trabalho | 7 Comentários

Navegação de Posts

7 opiniões sobre “Mudando de Profissão

  1. Olá,
    Também vivo esse dilema profissional… Sou arquiteta há uns 5 anos, mas o mercado aqui em Fortaleza é ruim, paga-se mal… A profissão é charmosa, mas é puro glamour… Acho que qualquer atividade tem seus prós e contras, tem a rotina, mas ando meio de mal com a arquitetura…
    Penso muito em mudar de atividade mas tb não sei o que… Como você, tenho uma quedinha para as “artes culinárias” mas não sei se daria pra estudar no Canadá. Tem também a área de educação… Depois que fui mãe vejo com bons olhos o ramo de pedagogia. Confesso que fico um pouco desanimada em começar tudo do zero, se dedicar a outra faculdade, bote ai mais uns três ou quatro anos… Não sei… Temo que isso me afaste ainda mais da possibilidade de ser mãe novamente. Quero muito ter outro(s) filho(s) e isso certamente será no Canadá. Vou fazer 30 esse ano e se tiver que esperar ainda mais uns 5 anos pra ter outro filho e assim investir numa nova carreira? Acho que fica tarde. Não sei… Vivo na maior dúvida!!! Acho que até daria pra arrumar trabalho em escritório de arquitetura sem assinar projetos… Seria desenhista de cad… Mas se aqui já vivo insatisfeita, lá tb acho que não seria diferente.
    Vou pensar e planejar com calma, temos praticamente dois anos pra isso… E com uma boa grana e planejamento tudo se resolve! Posso estudar um pouco ao invés de arrumar trabalho logo… Vamos ver… Ô dúvida!!!!
    Um abraço
    Raquel

  2. Eu sou arquiteto…mas trabalho com animação gráfica (na realidade computação gráfica para arquitetura), não goto mais do que faço. Antes gostava, mas o mercado daqui me fez perde os gosto por essa profissão.

    No Canadá, penso em virar fotógrafo…. : ) Essa é minha real paixão.

    è o ser humano sempre insatisfeito. 🙂

    Mas como vou estudar….Vou precisar de muita grana para ficar só estudando sem trabalhar. E se quiser trabalhar de imediato, terei que procurar algo nessa área de computação gráfica (3D). ô dilema….!

  3. Mais uma na lista dos insatisfeitos….sou dentista, não trabalho atualmente, também ando de mal com a carreira e sei que lá no Canadá o caminho pra validar o diploma é longo e caro!
    Não sei o que vou fazer da minha vida quando chegar lá…Como a Van, gosto de mil coisas, de áreas diferentes e tb acho que isso é pior do que não gostar de nada!
    Já pensei em wedding planner tb, em gastronomia, artesanato e até em ser manicure.
    Na verdade, não sei nem por onde começar…acho que o recomeço será lá mesmo!
    Vai saber….

  4. nutrição é uma área interessante no Canadá. As pessoas estão cada vez mais interessadas em prevenir doenças através de um estilo de vida saudável. Eu fui em uma nutricionista no Canada e tive que pagar 80 dolares por uma consulta! E também tem trabalhos em industrias, universidades, empresas, etc que fornecem alimentação para seus empregados e tambem necessitam de um acompanhamento de um nutricionista.

    Segundo o site http://www.jobfutures.ca/ os prospectos são bons na área:

    Demand for nutritionists and dietitians has increased because Canadians have a growing interest in preventing disease/improving their lifestyle.
    Hourly wages are 60% more than average ($16.91), and the rate of wage growth has been three times higher than the average.
    The unemployment rate (.07%) is significantly below average (5%).
    More job openings exist than qualified people to fill them.

  5. Oi Vannn
    Obrigada pelo comentario no meu blog viu, sao pessoas como vc (que torcem pra que tudo de certo, mesmo sem me conhecer ao vivo) que me dao um UP qdo comeco a ter pensamento pessimista.. hhehehe

    eh complicado mesmo largar uma vida aqui no Brasil e comecar do zero em um pais diferente, mas acredito que valha a pena, principalmente pelo que vc escreveu na descricao sobre violencia e um lugar melhor pra se viver, esse eh o principal motivo da minha mudanca pro Canada.. viver numa rua sem muros e grades me anima mt.. =D

    desejo toda sorte do mundo pra vcs dois e no que precisarem podem contar cmigo viu..

    bjusssss

  6. Eu!!!

    Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda no Brasil. Sou caregiver aqui no Canadá há 8 meses e pretendo ser caregiver por 2 anos pra obter minha cidadania, nesse interim estou aperfeiçoando meu inglês e ao mesmo tempo pesquisando se trabalhar na área de publicidade e propaganda por aqui vale a pena. pois realmente penso em trabalhar na minha área futuramente.

    Mas é isso, um dia aparece uma luz e nos guia. Só temos que acreditar e lutar pelos nossos sonhos.

    Bjos

  7. Gisa

    Olá!

    Não que eu esteja insatisfeita com minha área de atuação- sou professora de Língua Portuguesa – a questão é como atuar nesta área no canadá? Todos os dias tento encontrar uma resposta, mas até agora nada.
    Acho mesmo que chegando lá pegarei a oportunidade que mer for dada e, depois, como também gosto muito de crianças, investirei na pedagogia.
    Seja o que Deus quiser, o importante, amigos, é chegar lá e ter muita disposição…
    Abraços

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

