Conhecer o país antes ou não?

É incrível, mas a simples idéia da imigração já traz uma avalanche de coisas à minha cabeça, nem sei em que pensar primeiro. Começo a pensar no processo e em separar a documentação possível. No dia seguinte, penso que é melhor começar a fazer um comparativo de algumas cidades pré-selecionadas para morarmos. Então, invento de pesquisar child cares e preços de imóveis. Acho que preciso me organizar desde já para não ficar esbaforida. Como tenho alguns meses pela frente antes de dar entrada no processo, vou montar um cronograma do que fazer mês a mês. Se não, o tempo vai passar e eu vou acabar não fazendo nem uma coisa nem outra. 

O que sempre penso é: ir ou não ao Canadá para conhecer o país antes de aplicarmos para o processo? Já tínhamos pensado nisso assim que tomamos a decisão de ir embora, mas após fazer as contas com o Dinho, vimos que gastaríamos muita grana, metade do que precisamos juntar para quando formos em definitivo. Então, a idéia foi descartada. E não é que ela voltou a surgir na minha cabeça?  

É uma viagem bem cara. Ainda mais que há 3 lugares que quero conhecer de qualquer maneira: Vancouver, Toronto e Calgary. E atravessar o país vai encarecer ainda mais. Se eu for, gostaria de ir abril ou maio do ano que vem. E pelos meus cálculos (bem no chutômetro), acho que vou gastar, no mínimo, uns R$15 mil. Noooossaaa!! 

Por um lado, penso que é muito dinheiro, mas por outro penso que não, afinal eu gostaria de conhecer o país em que vou morar. Não acho que corremos o risco de não gostar do Canadá se formos sem ir, mas que nos daria mais segurança e incentivo se conhecermos antes… ah isso daria! 

Também tem o lado do bebê. Penso em ir de vez quando meu bebê estiver com uns 2 anos. Ainda nem estou grávida, então tenho no mínimo 3 anos pela frente. Talvez, se fizermos um sacrifício, seja possível irmos antes para a tal viagem de reconhecimento. Vou pesquisar os preços desde já para me preparar e conversar com o Dinho. 

Quem foi, quem não foi, recomendações, dicas?

Categorias: Canadá, Planejamento, Viagens | 8 Comentários

Navegação de Posts

8 opiniões sobre “Conhecer o país antes ou não?

  1. Olá Vanessa,

    Vi a sua mensagem na lista de discussão e resolvi acessar o seu blog. Eu achei muito legal ! Eu tb estou nesta caminhada. Ainda não dei entrada no processo, mas pretendo fazer a viagem e conhecimento em Maio. Quando tudo estiver mais certo, irei colocando as novidades no meu blog. Eu acho muito legal conhecer pessoas novas e compartilhar as experiências.

    boa sorte !

    Um beijo,

    Karol

  2. Parabéns pelo blog e bem-vinda aos sonhadores por um futuro melhor. Quanto a sua colocação sei que tem o problema da grana mas a decisão consolidou depois que fomos eu e minha esposa conhecer pessoalmente tudo o que falam sobre o país. Vai ajudar também na escolha da primeira cidade que parece pouco mas será muito importante para a adaptação inicial.
    Abração

  3. Vanessa,
    Puxa, bem legal o seu blog, hein? Tb morava aí em SCS e tem um ano que estou aqui no RJ. Acho uma boa idéia vc se preparar para ter seu filhote por aqui e depois aplicar para o processo. Tb dá para vc aplicar qdo se descobrir grávida, pois vc tem até o dia de embarque para apresentar o passaporte e certidão da criança! Boa sorte nessas duas empreitadas que só vão mudar sua vida para melhor, vc vai ver!!!!
    Beijinhos….

  4. Oi,
    eu confiei no meu marido. rs Ele foi sozinho conhecer Toronto, nossa cidade destino. Foi como estudante, ficou em casa de família, comeu fast food e fez de tudo para economizar. Gastamos menos cerca de 3 mil dólares (contando o mês de curso de Inglês, a passagem, a hospedagem e o dinheiro que ele gastou no dia a dia). Foi bacana para melhorar o inglês dele e para decidir se era mesmo o que queríamos.

    Carol

  5. Gostei muito do seu blog..Você já abordou temas bem interessantes.

    Ahh se eu tivesse dinheiro…iria antes com certeza fazer um reconhecimento.

    Abraço

    Daniel

  6. Van,
    Foi muito bom mesmo termos alugado o carro. Gastamos em torno de 350 dólares canadenses por semana, foi meio caro assim pq alugamos no aeroporto de Montreal. Fora de lá vc acha carros mais baratos para alugar. O mais legal foi conhecer cada supermercado de cada cidade que passamos! Qdo vcs vão? Beijinhos,
    (*

  7. Conhecer a cidade antes de ir de vez seria uma boa…se tivéssemos dinheiro. eu vou com a cara e a coragem mas estou fazendo MUITA pesquisa. Pra vc ter uma idéia, nas últimas 5 semanas eu tenho ficado grudado ao computador desde o momento que chego em casa até a hora de dormir. há dias que até esqueço de comer porque um assunto vai puxando outro e outro.
    Minha maior preocupação era um hotel em que eu pudesse me hospedar com meus cachorros. Finalmente encontrei um com um preço ótimo, mas se os cachorros resolverem fazer muito barulho e incomodar os hóspedes também já encontei uma “creche” pra eles ficarm durante o dia.
    Enfim, aos poucos as coisas vão se arrajando, vc vai ver.
    Ah, e uma dica importantíssima: vá com o máximo de dinheiro que vc puder para não passar muita dificuldade no começo.
    Boa sorte!

  8. Adri

    Oii,
    Eu e meu marido estamos no fim do processo federal e estávamos também nesta dúvida. Resolvemos fazer a viagem de reconhecimento. Estávamos decididos a ir morar em Vancouver, então passamos uns dias por lá e mais uns em Toronto.
    Resultado: Não desistimos do Canadá, muito pelo contrário, amamos aquele país, nem queríamos mais voltar. Porém, desistimos de Vancouver. A cidade é linda e tudo, mas o mercado de trabalho para ele não é interessante. Toronto, é muito legal tb, porém é uma metrópole e nós, a princípio, queríamos uma cidade menor…
    Assim acabamos escolhendo novas cidades possíveis: Edmonton ou Ottawa.
    Parabéns pelo blog!
    Sucesso!
    Adri

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

