Processo Federal

Escolhemos aplicar pelo Processo Federal de Imigração para o Canadá. Para quem não sabe como funciona, uma explicação básica. O Canadá é um dos poucos países do mundo com uma política aberta de imigração. Os outros que conheço são Austrália e Nova Zelândia. Isso se deve ao fato de serem países com territórios muito extensos e pouca população.   

Quanto ao Canadá, é o segundo maior país do mundo e com apenas 33 milhões de habitantes, aproximadamente. Não sei sobre os processos da Austrália e da Nova Zelândia, mas o Canadá possui dois tipos de processos diferenciados: o Federal e o de Quebec, que é a maior província de lá. Quase como um país dentro do país.  

Para aplicar para os dois processos é preciso ter uns requisitos básicos e a principal diferença entre ambos é o idioma. Para o Federal, é preciso ter um nível X de proficiência no inglês ou no francês, já que o país é bilíngüe. Já para o de Quebec, mesmo que se tenha o inglês, é imprescindível proficiência no francês, pois a província quer preservar seu lado francês.   Os dois processos têm sites informativos detalhados sobre como tudo funciona e testes online para saber se o aplicante cumpre os requisitos do processo ou não. 

Processo Federal – http://www.cic.gc.ca/english/ 

Teste Online – http://www.cic.gc.ca/english/skilled/assess/index.html   

Processo Quebec – http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/index.asp 

Teste Online – http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/epi.html  

Vamos de Processo Federal porque já tenho o inglês fluente e o Dinho, avançado. Ele não curte muito francês, meu conhecimento do idioma também é zero. E as cidades que mais nos encantam são as da parte inglesa do Canadá. Então decidimos eliminar um obstáculo que nos tomaria mais tempo para transpor. Apesar de ser mais caro, é o que escolhemos. Eu vou entrar como aplicante principal porque tenho curso superior e o inglês fluente.  

Decisão tomada, nossos próximos passos, além de juntar dinheiro, serão: eu vou estudar para prestar o IELTS, talvez a partir de setembro, e pesquisar algumas cidades pré-selecionadas para escolher a definitiva. Tenho certeza de que a escolha da cidade será bem difícil. Mas esse já é assunto para outro post.

Categorias: Processo Federal | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Processo Federal

  1. Ola Van e Dinho..obrigado pelos comments no site.
    Vcs moram e trabalham em São Caetano ?!!
    Que coincidencia…estão convidados a passar aqui no escritório para tomarem um café.
    Mandem um mail que passo o Endereço e meu telefone,fica na Amazonas
    Abs….

  2. Rangel

    Olá Van e Dinho……..como vão. Também como vocês estou meio desmotivado com as perspectivas de nosso pais. Tenho 32 sou casado e tenho 3 filhas, sou comerciante aqui no paraná e tenho 2 lojas de confecção. Trabalho duro, 15 anos no ramo e simplismente cansei, tenho falado em partir para outro pais, conhecer novas culturas e quem sabe nos estabelecer em um pais nais justo e digno para nossos filhos etc……
    Penso no canadá por ser um pais justo. Porem estou começando a pensar nisso agora e sinceramente nem sei por onde começar. Vc acha muito difícil migar sem uma profição definida e com filhos??? Gostaria de uma opinião.
    Valeu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

